Você deve investir em Search Engine Optimization (SEO) para o seu negócio SaaS? Provavelmente, se você estiver executando um SaaS, já se perguntou isso. Neste guia, discutirei o quê, por que e como por trás do SEO para SaaS.
Conteúdo

  1. O que é Search Engine Optimization (SEO) para SaaS?
  2. 6 razões pelas quais o SEO SaaS é importante
    2.1 Razão nº 1: Otimize a experiência dos visitantes do seu site
    2.2 Razão nº 2: O custo de aquisição do cliente (CAC) geralmente é menor
    2.3 Razão nº 3: Reduza o investimento em outros canais de aquisição
    2.4 Razão nº 4: Usuários provenientes de busca orgânica geralmente convertem melhor
    2.5 Motivo nº 5: Indiretamente ajuda você a melhorar seu desempenho de aquisição paga
    2.6 Motivo nº 6: Auxiliar outros departamentos de sua empresa por meio de seus esforços de conteúdo
  3. Quando as empresas SaaS devem investir em SEO (e como)?
    3.1 SEO para empresas SaaS em estágio inicial
    3.2 SEO para empresas SaaS que encontraram um produto compatível com o mercado (PMF)
    3.3 SEO para empresas SaaS que desejam escalar
  4. Os 6 elementos de uma estratégia de SEO para empresas SaaS
    4.1 Entender
    4.2 Planejar
    4.3 Otimizar
    4.4 Criar
    4.5 Amplificar
    4.6 Medir
  5. Concluir
    O que é Search Engine Optimization (SEO) para SaaS?

Esta é a pergunta mais óbvia que a maioria das empresas de software tem.

Com exceção das últimas semanas – onde o interesse começou a diminuir devido ao COVID-19 – é óbvio que o SaaS (como um tópico) está se tornando amplamente popular.

Isso significa que mais pessoas estão interessadas em…
1
Aprender o que é uma empresa SaaS.
2
Lançamento de um produto SaaS.
3
Trabalhando em uma empresa SaaS.
O que isso significa?

Isso significa que, à medida que o SaaS se torna mais popular, também aumenta a concorrência por empresas SaaS em diferentes verticais.

Se pensarmos bem, as empresas de software podem usar as seguintes maneiras de ganhar força e adquirir novos usuários:
Publicidade paga (ou seja, anúncios sociais e PPC)
marketing de referência
Parcerias
Vendas diretas
SEO
Assim, a competição por e em torno desses canais e atividades torna-se mais acirrada à medida que as empresas tentam adquirir novos clientes em um cenário cada vez mais competitivo.

De acordo com a Crunchbase, existem atualmente 11.622 empresas de SaaS por aí.

Em seu esforço para ter sucesso, a maioria dessas empresas está tentando encontrar a melhor maneira de impulsionar um crescimento consistente, mantendo seu Custo de Aquisição de Cliente (CAC) baixo.

Como acabamos de mencionar, o SEO é um dos canais de marketing para ajudá-lo a conseguir isso.

É fácil?

Não, longe disso, pois exige muito trabalho, consistência e investimento em resultados de longo prazo.

É garantido?

Novamente, longe disso, já que a quantidade de tráfego de busca que um site SaaS recebe pode mudar em alguns dias devido a uma atualização de algoritmo, por exemplo.

Os resultados vêm rápido?

Não, já que as classificações de pesquisa para uma campanha de SEO geralmente só melhoram depois de alguns meses.

Observação: Normalmente, recomendamos que nossos clientes esperem resultados em 9 a 12 meses, embora os resultados geralmente cheguem antes.

Assim, o SEO é uma abordagem de longo prazo para o crescimento do SaaS que requer um grande investimento de tempo e dinheiro, com resultados que não são garantidos.

A questão então é: por que alguém deveria investir nisso?

Porque funciona.

De acordo com uma postagem de 2019 da SparkToro , quase metade de todas as pesquisas baseadas em navegador no Google resultaram em uma pesquisa com clique zero.

Simplificando, metade das pesquisas na web não obtém um clique para os sites e páginas da web classificados no topo dos resultados. No entanto, o que é mais importante é o fato de que a busca orgânica ainda é um dos principais direcionadores de tráfego (com 45,25%) para todas as buscas baseadas na web.

Assim, podemos dizer que o SEO é um dos canais mais importantes para as empresas SaaS.

Como isso pode ser alcançado?

Ao obter melhores classificações nos resultados do mecanismo de pesquisa. SEO para SaaS é como SEO para qualquer outro tipo de negócio, mas com algumas diferenças importantes.
1
A competição em termos de conteúdo (especialmente quando se trata de B2B SaaS) é intensa.
2
Muitas empresas de SaaS arrecadam milhões de dólares em dinheiro de VC e, portanto, investem grandes quantias em SEO.
3
O número de sites com os quais você pode construir relacionamentos (por exemplo, para postagem de convidados) ainda é limitado.
4
Criar conteúdo de alta qualidade pode ser difícil.
Isso torna os esforços de SEO das empresas SaaS ainda mais desafiadores.

No entanto, como mencionamos anteriormente, o SEO ainda é uma das melhores opções para as empresas de software crescerem.

Além disso, o SEO é um dos canais mais importantes para as estratégias de marketing SaaS em geral.

Porque?

Vejamos 6 razões proeminentes.
6 razões pelas quais SaaS SEO é importante

Neste ponto, você deve estar se perguntando por que o SEO é importante para empresas SaaS.

Bem, além dos motivos óbvios que se aplicam à maioria dos setores e tipos de negócios, existem mais alguns motivos pelos quais o SaaS SEO é importante.

Abaixo, você encontrará os 6 mais proeminentes.
Razão nº 1: Otimize a experiência dos visitantes do seu site
A primeira razão é que o SEO ajuda você a otimizar a experiência dos visitantes do seu site.

Agora, você pode estar se perguntando o que o SEO tem a ver com a experiência do usuário.

Embora no passado o Google não levasse em consideração os fatores de experiência do usuário como forma de classificar ou desclassificar um site, isso parece ser um fator de classificação cada vez mais importante.

Por exemplo, vamos supor que você esteja procurando o termo “táticas de geração de leads” online.

Se você clicar no primeiro resultado vindo do Marketo e achar difícil navegar pela página da web ou perceber que a página demora muito para carregar, é provável que você volte aos resultados da pesquisa e escolha um resultado diferente.

Nesse caso, a experiência que você como usuário teve na página em questão não foi positiva.

E, como isso também afeta (indiretamente) a experiência que o usuário tem no Google, sua página da web também pode perder seus rankings.

Coisas que afetam negativamente a experiência do usuário são:
Tempo de carregamento longo
Conteúdo que não é legível
Páginas difíceis de navegar
Arquitetura do site complexa e confusa
Estrutura ruim entre os links internos em diferentes páginas do site
Esses mesmos fatores são elementos que os profissionais de SEO devem tentar corrigir e melhorar. Assim, trazer o SEO para a equação pode ajudá-lo significativamente a melhorar a experiência do usuário em seu site.
Auditoria eficaz do site com Serpstat: visão geral da ferramenta
Razão nº 2: o custo de aquisição do cliente (CAC) geralmente é menor
Na maioria dos casos, o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) de pesquisas orgânicas é significativamente menor do que o CAC de PPC ou qualquer outro canal de marketing (por exemplo, marketing de influenciadores). Como Nick Malekos , um profissional de marketing sênior da LearnWorlds , compartilhou comigo:

No nosso caso, muitos clientes vêm de anúncios pagos nas SERPs. Ao trabalhar em nosso SEO, estamos classificando diretamente em palavras-chave caras. Tendo artigos altamente relevantes como “como criar um curso on-line” com uma classificação alta no Google, segmentamos as mesmas palavras-chave com uma despesa menor.
Em outras palavras, uma postagem de blog pode ter os mesmos resultados que uma campanha de PPC que segmenta as mesmas palavras-chave.

A diferença entre os dois é que, com SEO, você obtém tráfego consistente sem precisar investir dinheiro em publicidade.

Claro, você tem que investir dinheiro para fazer a pesquisa, criar o conteúdo e atualizá-lo regularmente, mas na maioria dos casos, esse investimento é significativamente menor.

Veja como fica o topo dos resultados de pesquisa para o termo “como criar um curso online”.

O fato de os quatro principais resultados serem anúncios nos mostra que existem empresas de SaaS gastando $ em publicidade para colocar sua solução diante dos olhos dos usuários.

Agora, imagine se você pudesse colocar seu site na mesma página, logo abaixo dos resultados pagos, mas sem precisar veicular anúncios PPC para conseguir isso.

Isso permitiria classificar uma palavra-chave com valor comercial, mas sem precisar competir no leilão de publicidade.

Supondo que alguém que visita seu site tenha uma grande chance de realizar uma ação desejada (por exemplo, inscrever-se para uma avaliação gratuita), o CAC de seus resultados orgânicos nas SERPs seria menor.

Isso é algo que você pode conseguir através do SEO.
Razão nº 3: Reduzir o investimento em outros canais de aquisição
A terceira razão está ligada à que acabamos de mencionar.

Ao investir em SEO, você consegue reduzir o investimento em outros canais de aquisição.

De acordo com a pesquisa da ProfitWell , o CAC para empresas SaaS “aumentou quase 50% nos últimos cinco anos”.

Simplificando, isso significa que está se tornando cada vez mais caro adquirir novos clientes.

Isso também significa que as empresas SaaS precisam encontrar maneiras de reduzir seus investimentos em canais de aquisição que são muito caros.

Investir em SEO é uma das melhores maneiras de conseguir isso. De acordo com Farzad Rashidi , chefe de marketing da Visme :

No Visme, custa em média US$ 135 a US$ 150 por conversão paga por meio de anúncios pagos (Adwords e Facebook) e cerca de US$ 300 a US$ 350 para criar uma postagem de blog .

Agora, pelo que parece, é muito mais econômico adquirir clientes por meio de anúncios. No entanto, uma coisa que muitas pessoas perdem é ignorar o poder do conteúdo evergreen. Ao criar uma postagem de blog ou página de destino, uma vez classificada, ela atrai centenas, senão milhares de visitantes ao seu site todos os meses., ao encomendar backlink brasileiro

Agora, se você converter, em média, um cliente por mês, estará recuperando seu investimento em 2 meses e líquido positivo para os próximos anos.

Então, por que ainda exibimos anúncios, você pergunta? Porque ainda tem ROI positivo em alguns canais, mas nosso foco é predominantemente em conteúdo e SEO. Se pagássemos ao Google por meio do Adwords para trazer 1,5 milhão de visitantes ao nosso site que agora estamos recebendo organicamente, teríamos que gastar mais de US$ 1 milhão TODOS OS MESES.
Assim, como já deve ser óbvio, o SEO ajuda a reduzir o investimento que você faz em outros canais.

Para deixar claro: não estou dizendo que você deve parar de investir em outros canais e focar apenas em SEO.

O que estou tentando enfatizar aqui é que investir em SEO pode ter resultados duradouros que gradualmente permitirão que você reduza o investimento em outros canais.