Você pode estar se perguntando: por que os usuários provenientes da pesquisa orgânica convertem melhor do que os usuários provenientes de outros canais?

A razão é simples. Por causa da intenção de pesquisa.

Quando um usuário procura algo como “ferramentas de bate-papo no site” no Google, obviamente está procurando soluções relacionadas ao bate-papo e mensagens no site.

A intenção aqui é muito clara.

Assim, podemos dizer com segurança que, se um dos resultados classificados no topo for capaz de satisfazer a intenção do usuário, há uma grande chance de que esse usuário execute uma ação desejada, como se inscrever para uma avaliação gratuita.

No entanto, há também outra razão pela qual os usuários provenientes de pesquisas orgânicas geralmente convertem melhor.

De acordo com Statista , “a taxa global média de bloqueio de anúncios no início de 2018 foi estimada em 27%”.

Isso significa que quase um em cada três usuários está bloqueando ativamente anúncios enquanto navega online.

Essa fadiga do anúncio leva os usuários a escolher os resultados orgânicos nas SERPs com mais frequência – algo que foi confirmado no estudo da SparkToro que mencionamos anteriormente.

Embora as respostas para muitas consultas de usuários sejam fornecidas nas SERPs (pesquisas sem clique), ainda há um número crescente de pessoas clicando em resultados de pesquisa orgânica e bloqueando resultados pagos.

Tendo trabalhado com vários SaaS de todo o mundo, aprendemos que os usuários provenientes do orgânico geralmente convertem melhor, pois se sentem imparciais em sua escolha.
Razão nº 5: indiretamente ajuda você a melhorar seu desempenho de aquisição paga
Embora muitos profissionais de SEO e PPC tendam a comparar os dois canais, acreditamos que existe uma conexão profunda entre PPC e SEO .

Uma comparação com base na qual um dos dois canais é melhor está errada.

O SEO pode ter um impacto positivo indireto nos esforços de aquisição pagos de uma empresa SaaS.

Vamos usar um exemplo para colocar isso em perspectiva.

Vamos supor que você esteja procurando o termo “comprimento máximo da URL” online. Como você pode ver, o trecho em destaque (posição 0) para este termo vem do Serpstat.

Agora, supondo que você clique neste resultado e leia o guia do Serpstat e o ache útil, é provável que você marque o guia como favorito e o revisite no futuro.

Mais importante, porém, você viu o blog, o logotipo, as cores da marca e a estética do site da Serpstat.

Em outras palavras, agora você está ciente de que o Serpstat existe.

Agora, imagine se algumas semanas depois de visitar o blog do Serpstat, você pesquisar o termo “ferramenta de palavra-chave” e um dos anúncios que você vê no topo dos resultados vier do Serpstat.

Você diria que seria um tanto tendencioso em clicar nesse resultado em vez de em qualquer um dos outros?

Se você for como a maioria das pessoas, a resposta é sim.

Em geral, os resultados da pesquisa orgânica podem afetar indiretamente seu desempenho pago.

Claro, o oposto também se aplica.

Percebemos que quando um de nossos clientes quase triplicou seu orçamento de PPC para alguns termos de pesquisa específicos, eles também observaram um aumento incrível nos resultados orgânicos, especialmente para termos de marca.

Assim, SEO e PPC estão profundamente conectados e devem trabalhar de mãos dadas.

Em outras palavras, não deve ser uma ou outra abordagem, mas sim como tirar o máximo proveito dos dois canais combinados.

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Razão nº 6: Auxiliar outros departamentos da sua empresa por meio de seus esforços de conteúdo
A última razão pela qual o SEO é importante para empresas SaaS é porque ele pode auxiliar outros departamentos da sua empresa.

A maneira como você pode conseguir isso é por meio de seus esforços de conteúdo.

A verdade é que à medida que as empresas SaaS crescem, elas também têm uma necessidade crescente de oferecer suporte a seus usuários de maneira escalável.

Eles podem fazer isso criando conteúdo que a) seja compatível com SEO e b) eduque seus usuários sobre como usar o produto.

Vamos usar um dos posts do blog do Serpstat como exemplo.

Como você pode ver, este post é sobre análise de backlinks usando Serpstat API.

O objetivo desta peça de conteúdo é duplo:

Eduque os usuários do Serpstat sobre como realizar análises de backlinks com a API.
Aumente a conscientização sobre a API para usuários que desejam realizar análises de backlinks., ao encomendar backlink brasileiro

Então, por um lado, temos benefícios no nível de SEO e, por outro lado, temos benefícios no nível de suporte ao cliente.

Vamos ver o que Josh Brown , gerente de SEO e marketing de conteúdo da HelpJuice , compartilhou comigo sobre o assunto:

Como uma empresa de software de base de conhecimento, temos várias postagens centradas em bases de conhecimento e, especificamente, como usá-las com sucesso. Por exemplo, temos uma postagem no blog sobre como planejar uma base de conhecimento interna .

Isso ajuda nossa equipe de sucesso do cliente porque ajuda a garantir que, ao trabalhar com clientes em potencial e trazê-los a bordo, eles possam ser mais eficientes na forma como ajudam esses clientes para que eles aproveitem ao máximo nosso software.

Você basicamente deseja criar um ciclo de feedback pelo qual o conteúdo que está sendo criado combina o conhecimento de vários membros da equipe com base em suas interações anteriores com os clientes.