Toda vez que um visitante sai do seu site de comércio eletrônico sem fazer uma compra, é uma oportunidade perdida. Aqui estão algumas maneiras de melhorar sua taxa de conversão, transformando mais visitantes em clientes pagantes.

Como comerciante de comércio eletrônico, você provavelmente investiu muitos recursos, tempo e dinheiro na base do seu negócio: sua loja online. E se não estiver funcionando da maneira que você esperava, ou se você não estiver aumentando sua receita da maneira que deseja, seria fácil pensar que a solução é investir mais recursos, tempo e dinheiro nisso.

Não tão. A solução é aproveitar ao máximo o que você já tem com a otimização da taxa de conversão .

O que é otimização da taxa de conversão?
“Conversão” em um site de comércio eletrônico significa transformar visitantes em clientes. Sua taxa de conversão é a porcentagem de vendas únicas que você faz em seu site, dividida pelo número de visitantes únicos que você recebe em seu site. Por exemplo, digamos que sua loja virtual tenha uma média de aproximadamente 50.000 sessões de visitantes únicos por mês e você faça cerca de 1.000 vendas únicas por mês. Para calcular a taxa de conversão média da sua loja, divida 1.000 por 50.000. Isso significa que a taxa de conversão do seu site é de dois por cento. Essa é a média para uma loja de comércio eletrônico.

A otimização da taxa de conversão (CRO) é o conjunto de etapas que você executa para aumentar as conversões em seu site. As estratégias de CRO incluem aplicar o que você entende sobre seu público-alvo, o comportamento dos visitantes do seu site e as metas de conversão para aparecer mais alto em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa; direcionar mais tráfego para o site; melhorar a primeira impressão que os clientes obtêm de sua página inicial; aprimorar a cópia do site em suas páginas de destino e páginas de produtos; e incentivar mais visitantes a tomar uma decisão de compra.

Por que sua taxa de conversão é importante?
Melhorar a taxa de conversão do seu site é a maneira mais fácil de aumentar os lucros do seu negócio, porque você está otimizando o que já tem em vez de gastar mais para conseguir mais.

Se todos que visitam seu site estão apenas navegando e não comprando, isso não é um bom presságio para o seu negócio. Se você chegou até aqui, então você se saiu bem o suficiente para saber que poderia fazer ainda melhor. A otimização da taxa de conversão pode colocá-lo no caminho para um melhor crescimento.

Digamos que o valor médio do pedido (AOV) no exemplo de loja acima seja de US$ 50. Se você aumentasse sua taxa de conversão em apenas um ponto percentual , de dois para três por cento, estaria ganhando US$ 75.000 por mês em vez de US$ 50.000 — isso representa 50% a mais nos lucros.

As vendas não são a única meta de conversão que merece sua atenção: você pode notar um aumento na receita se otimizar as taxas de conversão para outras metas de marketing digital também. Ao longo de seu funil de conversão, você encontrará oportunidades para melhorar, como a porcentagem de clientes que clicam em um link em seus e-mails, usam um código de cupom, adicionam itens a uma lista de desejos, recuperam seus carrinhos de compras abandonados ou compartilham suas postagens de mídia social .

11 estratégias eficazes de otimização da taxa de conversão
Uma das grandes vantagens da otimização da taxa de conversão é que você não precisa de muitos recursos ou ferramentas de análise sofisticadas para fazer isso. Como você vai ajustar o que já tem, não precisa investir um braço e uma perna para construir algo novo. Dito isto, existem algumas ótimas ferramentas gratuitas para ajudá-lo com seus esforços de otimização, desde o Google Analytics até software de teste A/B e pesquisas para coletar feedback qualitativo. Se você precisar de mais orientação, considere trabalhar com uma agência de marketing de comércio eletrônico para expandir seus negócios.

Quer saber como começar? Vamos dar uma olhada em 11 estratégias eficazes de CRO que você pode implementar em seu próprio site de comércio eletrônico.

  1. Torne sua loja online compatível com dispositivos móveis
    A Statista estima que o comércio móvel como parte do comércio eletrônico total quase dobrará até 2025. À medida que mais lojas melhoram a experiência e a segurança do usuário, ou até mesmo criam aplicativos de compras, você não pode se dar ao luxo de ser uma das poucas lojas que não fornece uma ótima experiência móvel.

A otimização de conversão para celular começa com a análise do Google Analytics para a parcela de tráfego da Web que chega ao seu site a partir de um dispositivo móvel. Se for 10% ou mais, você pode estar perdendo visitantes do site fazendo compras de seus telefones celulares e essa deve ser uma área de foco para você. Em seguida, você deseja garantir que seu site tenha um bom desempenho em design e velocidade. Você pode ter apenas uma chance de causar uma ótima primeira impressão, portanto, concentre-se primeiro na sua página inicial ou nas páginas de destino. Sites modernos são dinâmicos, o que significa que eles redimensionam automaticamente seu design para se ajustar a telas menores de dispositivos móveis. Se suas imagens não estão redimensionadas corretamente, seu texto é muito pequeno para ler ou as imagens não estão carregando rapidamente, essas devem ser suas próximas áreas de melhoria.

  1. Use imagens de produtos atraentes
    Os seres humanos são visuais e emocionais: ao tomar decisões de compra, preocupamo-nos com o preço, claro, mas respondemos a imagens que sejam visualmente agradáveis ​​ou que evoquem uma emoção. Os recursos visuais são um fator surpreendentemente significativo em sua estratégia de marketing de comércio eletrônico . Imagens lindas e de alta qualidade comunicam um produto com muito mais eficiência do que uma descrição de texto, e várias imagens são ainda melhores. Se você é proprietário de uma pequena empresa e não é um grande fotógrafo, investir em fotos profissionais de produtos pode ser um divisor de águas em seus esforços de otimização de conversão.

Certifique-se de que suas imagens mostrem o produto em sua totalidade: isso cria expectativas precisas do cliente e gera confiança. Inclua fotos dos detalhes que você sabe que os clientes mais se importam. E mostre o produto no contexto, se for relevante: se você vende roupas, por exemplo, use uma modelo; se você vende eletrodomésticos, mostre os produtos em uso em um ambiente apropriado. Você pode até incluir vídeos, dando aos compradores uma visão de 360 ​​graus de seus produtos. Você quer ajudar os compradores a se imaginarem usando, usando ou se beneficiando de seus produtos.

  1. Otimize o tempo de carregamento do seu site
    Se suas páginas demorarem muito para carregar, os compradores desistirão. Na verdade, de acordo com o Hubspot, sua taxa de conversão cai mais de quatro por cento a cada segundo de tempo de carregamento. Se você está pensando que quatro por cento não é estatisticamente significativo, lembre-se acima, onde calculamos o aumento nos lucros que você veria com apenas um ponto de aumento na sua taxa de conversão? Você não quer perder uma receita valiosa só porque seu site é lento.

O armazenamento em cache de imagens no nível do navegador é uma das maneiras mais óbvias de acelerar o tempo de carregamento. Exiba imagens em escala: uma versão de baixa resolução que carrega rapidamente e uma versão de alta resolução para compradores que desejam ver detalhes de perto. Tenha em mente que a plataforma de comércio eletrônico que você usa tem uma forte influência sobre como essas alterações são feitas. Minimize redirecionamentos ou endereços de página que realmente enviam tráfego para um endereço diferente. E certifique-se de que seu processo de checkout e gateway de pagamento, especialmente, carreguem o mais rápido possível. Lembre-se: você deseja remover qualquer fonte de atrito do processo de compra., ao conhecer o Curso Fórmula Negócio Online

  1. Melhore as descrições dos seus produtos
    Se você está descrevendo seus produtos usando linguagem seca ou técnica, ou frases longas e floridas que não explicam o produto, você tem espaço para otimizar. Se seus compradores acessarem seu site como resultado de uma pesquisa por palavra-chave, certifique-se de usar essa palavra-chave no título do produto e na primeira frase. Considere ter uma descrição resumida de uma frase e uma descrição mais longa, para os compradores que desejam ler todos os detalhes. Mantenha suas descrições concisas, usando marcadores para ajudar as pessoas a percorrer rapidamente. E enfatize os benefícios de seus produtos, não apenas os recursos.
  2. Crie um senso de urgência
    Não há nada como o medo de um negócio perdido para obrigar alguém a agir. É por isso que usar urgência ou escassez em seu marketing pode ajudá-lo a aumentar sua taxa de conversão.

Você pode criar um senso de urgência na mente de seus clientes com várias táticas. Uma é uma oferta sensível ao tempo, como você pode ver na Black Friday ou nos fins de semana de feriados. Pesquisas mostram que os compradores são mais propensos a comprar durante esses períodos porque não querem perder uma oferta. Você pode enfatizar esse senso de urgência mostrando um cronômetro de contagem regressiva, banner ou pop-up com o tempo restante até a expiração do negócio.

Outra tática que pode fazer os compradores agirem no impulso de compra é enfatizar a escassez de um produto. Muitas plataformas de comércio eletrônico permitem que você conecte seu software de gerenciamento de inventário às exibições de produtos front-end, para que você possa mostrar quando um produto está com pouco estoque. Isso pode aumentar as conversões, pois os compradores se sentem compelidos a concluir a compra antes que os estoques acabem.

  1. Inclua depoimentos ou avaliações de clientes
    A prova social — conhecer os comportamentos e opiniões de nossos colegas — é uma das formas mais eficazes de otimização da taxa de conversão. Isso porque olhamos para as experiências de outras pessoas com um produto para decidir se vale a pena comprar esse produto. Os compradores são mais propensos a comprar produtos de alta classificação porque são indicadores de alta qualidade e confiabilidade.

Você pode incluir avaliações, depoimentos ou classificações de produtos em uma única página, como sua página inicial, ou em um rodapé que aparece em todas as suas páginas. Mas o lugar mais influente para incluí-los é diretamente nas páginas de produtos individuais. Dar aos compradores a oportunidade de ler as opiniões dos clientes sobre seu produto não apenas cria confiança, mas também pode ser o fator principal para incentivar uma compra e, por extensão, aumentar as conversões.